sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O QUE É TERAPIA?


Conhecer-se e cuidar de si mesmo é viver melhor e mais intensamente.

Cada um pode encontrar sua maneira de conhecer a própria alma. Não existe uma receita pronta. No entanto, é necessário muito empenho e dedicação. É como viajar para um lugar desconhecido: se passamos rapidamente, não teremos uma boa impressão do local. Mas se caminhamos com calma e paciência, apreciamos a beleza e os detalhes.

Nesta viagem, à este mundo interno, não poderá faltar na bagagem três itens importantes:

1. A coragem de conhecer a si mesmo;

2. A força para continuar a caminhar;

3. A confiança de que na vida, tudo muda.

Tal qual um guia turístico, a companhia de um psicólogo favorece o conhecimento e o aprofundamento. É papel do psicólogo, ouvir, observar e conversar sobre o que percebeu do seu paciente. No entanto, nesta conversa, não cabe julgamentos ou críticas. É uma conversa verdadeira, honesta e humana... extremamente, humana.

Em terapia se reúne dois seres humanos, onde o psicólogo interage e também aprende muito com o paciente. O que os une é o vínculo de confiança que é estabelecido sessão após sessão. Sem este vínculo, a terapia não acontece.

Portanto, é necessário que o paciente sinta-se a vontade, confie em seu terapeuta. Desta forma, a viagem se inicia. Passamos a nos olhar, a nos questionar e a entender que tudo o que vivenciamos na vida é um reflexo de nós mesmos.

Somos nós a referência: o que é crise para um, pode significar oportunidade para o outro. Os significados que atribuímos ao que vivemos, é o que nos diferencia. Podemos suportar qualquer coisa, desde que vejamos um significado para isso. Quando não encontramos um porquê... adoecemos física ou psiquicamente. Por isso, é tão importante embarcarmos nesta “viagem” chamada terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário