Toda gestante sabe o quanto é importante fazer o pré-natal, hidratar bem a pele (a Biodolce tem um hidratante exclusivo para gestantes), se alimentar corretamente e praticar exercícios adequados.
Nem todas, no entanto, sabem que tão importante quanto o acompanhamento médico pré-natal é a assistência e orientação psicológica à gestante. Cada um contribuindo para a saúde física e mental tanto da mulher quanto do futuro bebê.
A preparação psicológica da gestante pode possibilitar uma vivência mais equilibrada de todas as emoções e manifestações que ocorrem neste período. A gravidez, por si só traz, para o relacionamento familiar, novas atitudes e responsabilidades, o que gera muitas ansiedades e preocupações:
A partir do momento que a mulher certifica-se da gravidez, tudo o mais em sua vida será diferente. Como lidar com tamanha responsabilidade?
Durante nove meses estará se instalando, no casal grávido, uma nova identidade: eles deixam de ser filhos para se tornarem pais. As dúvidas e os temores são muito naturais. O quê o casal deverá renunciar e o quê poderá ser preservado?
Sexualidade, relacionamento afetivo do casal, convivência das famílias de origens, o lado profissional da gestante... Como conciliar os papéis de mãe, esposa, filha e profissional durante a gestação?
A orientação psicológica é importante não só para a mulher que vivencia a experiência da maternidade, mas para o marido que também está se preparando para a paternidade e, desse modo, também se encontra vulnerável e à mercê de suas próprias angústias e questionamentos.
É muito importante não só para o bebê, mas para o casal também, que o pai e a mãe possam vivenciar a gravidez com mais alegria e prazer e menos ansiedade e culpa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bem Wania!!! Gostei !!!Bjs Silvinha
ResponderExcluir