segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Nutrir a si mesma


Desde que houve a divisão das células e passamos a nos desenvolver no útero de nossa mãe, fomos alimentados por ela durante a gravidez, a infância e adolescência. Depois disso, deveríamos saber como nos alimentar de maneira saudável, pois, desta forma, podemos manter um corpo bonito, uma pele saudável até mesmo quando envelhecermos.
Mas, nem só de pão vive o homem e este ditado é antiguíssimo! As vezes o que procuramos não é comida. As vezes sentimos fome de outras coisas e precisamos prestar muita atenção em nós mesmas, para descobrirmos o que é.
Você tem fome de quê? Nem sempre uma mesa farta, um sanduíche enorme, um pacote de salgadinhos, picanha, lasanha... nem sempre isso nos sacia. “A gente não quer só comer!” diz a música do Titãs, precisamos de algo mais. Algo que alimente nossa alma, pois é ela que está faminta.
Faminta de quê? Não sei. Cada um deve descobrir o que lhe falta: atenção, reconhecimento, carinho, amor, relacionamento, espiritualidade... Não é difícil descobrir. O difícil é aceitarmos que necessitamos de algo mais do que consumimos diariamente, ou do que recebemos diariamente.
Faça um exercício simples: pense em você por alguns minutos! Pergunte-se: você tem fome de quê? E ao descobrir, não se apavore. Apenas procure maneiras saudáveis de se nutrir. Use da sua criatividade, iniciativa e determinação... com você mesma.
Algumas atividades simples, nutrem a nossa alma: jardinagem, uma boa leitura, um passeio no parque, terapia, um curso ou palestra, meditação ou simplesmente, alguns minutos de quietude. Descubra o que lhe faz bem, o que lhe nutre e organize seu dia ou sua semana para que este “alimento” faça parte da sua vida!

Um comentário: